
Quem tem aquelas manchinhas na pele, sofre para tentar camuflar o problema e aparentar um rosto mais limpo, não é mesmo? Muitas mulheres acabam se tornando reféns da maquiagem ou recorrendo a ‘curas milagrosas’ que nem sempre entregam o que prometem. Mas afinal, o melasma tem solução ou a gente precisa aprender a conviver com essas manchas? Haaaaa são tantas questões que envolvem esse assunto, que a gente fica sem saber o que realmente pode funcionar. Se você quer mais informações sobre o melasma, bem-vindo(a) ao nosso blog e sabia como lidar com este problema!
O melasma são manchas escuras ou acastanhadas, que podem aparecer no rosto, especialmente na testa, bochechas, nariz e queixo. Podem afetar tanto homens quanto mulheres, porém é mais comum em mulheres, especialmente durante o período de gestação ou ainda quando utiliza contraceptivos hormonais. O sol é um dos principais fatores que contribuem para o surgimento e desenvolvimento dessas manchas.

O melasma pode ser classificado como Epidérmico, que ocorre na camada superficial da pele (epiderme), resultando em manchas de coloração marrom ou marrom-avermelhada. O tipo de melasma Dérmico se localiza na camada mais profunda da pele (derme), com manchas que tendem a ser azuladas ou acinzentadas. Já o tipo Misto é uma combinação dos dois tipos anteriores, ou seja, as manchas estão presentes tanto na epiderme quanto na derme. Somente um profissional vai determinar qual o seu tipo de melasma, para que, a partir daí, escolha o tratamento mais adequado.
Alguns fatores de risco estão ligados ao surgimento do melasma, exposição solar, hormônios, raça, histórico familiar, uso de cosméticos e a idade. Mas tem cura? Dá pra eliminar? A resposta pode não ser satisfatória para muita gente, mas o melasma não tem tratamento, como explica o Dr. Sérgio Adrianny. “Nós temos como controlar o melasma, por meio de procedimentos que garantem uma melhora. Temos a disposição o laser, a luz pulsada e o peeling, mas não existe solução definitiva. Nós já conseguimos bons resultados com pacientes que usaram esses procedimentos para amenizar o problema”, disse.
Prevenção
É possível evitar o surgimento de manchas escuras, basta adotar algumas medidas simples, como usar o protetor solar todos os dias (FPS 30 ou superior), sem esquecer de reaplicá-lo a cada duas horas. Usar chapéus e roupas para cobrir a pele que fica mais exposta ao sol, principalmente entre 10h e 16h. É preciso evitar cosméticos que causem irritação e gerenciar o estresse, que pode agravar a situação.
O importante é entender que o melasma é uma condição da pele, muito comum. Se você está passando por uma situação assim, procure orientação profissional para um diagnóstico, tratamento e prevenção adequados.